Gestão Financeira – Como um Contador Pode Ajudar a Melhorar

Muitos empreendedores, apesar de saberem que necessitam de ajuda, não sabem exatamente como um contador pode ajudar a melhorar a sua gestão financeira. Se você também não entende muito bem em que aspecto esse profissional te ajudar o seu negócio, este post foi feito para você.

Aqui apresentarei com mais detalhes algumas maneiras que o contador pode ajudar a melhorar a gestão financeira do seu negócio e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Vamos começar?

Como um Contador Pode Ajudar a Melhorar Sua Gestão Financeira

1 – Controle financeiro:

Uma das maneiras que o contador pode te ajudar na gestão financeira é contribuindo com o controle financeiro do seu negócio.

O trabalho, neste caso, envolve aspectos como:

  • Análise de risco;
  • Controle orçamentário;
  • Auditorias.

O foco do contador, neste caso, é te ajudar a manter a saúde financeira da sua empresa, controlando os custos e monitorando os indicadores ligados às finanças.

Desta forma, fica muito fácil manter a empresa em dia com os seus compromissos financeiros, assim como planejar investimentos em situações de oportunidade e, claro, evitar dívidas.

2 – Identificar oportunidades ou ameaças no mercado:

Outra maneira que o contador pode te ajudar na gestão financeira é identificar as oportunidades que o seu mercado oferece.

Atento ao mercado, um bom contador será capaz de prever possíveis mudanças na legislação. Essas mudanças podem acabar beneficiando ou prejudicando a sua empresa e agir antecipadamente.

No ano de 2021 e 2022, por exemplo, muitas empresas que exportavam produtos decidiram migrar para Santa Catarina, pois, o estado oferecia um regime tributário vantajoso para negócios que compravam mercadorias e matéria-prima do exterior.

Além disso, o contador pode acompanhar as alterações que acontecem nos regimes tributários. A partir do seu conhecimento ele pode sugerir um enquadramento que faça sentido e ajude o negócio a pagar menos impostos e investir em gestão.

3 – Fornecer informações que influenciam na tomada de decisão:

Outra ação do contador que pode influenciar na sua gestão financeira é a responsabilidade de coletar e registrar todos os dados financeiros que estão ligados ao seu negócio.

Diante desses dados, ele apresenta demonstrativos fundamentais para um negócio como DRE e balanço patrimonial.

Além disso, bons contadores vão além e, ao invés de entregar apenas relatórios, eles analisam e interpretam os dados. Desta forma, ele consegue fornecer informações precisas e que ajudem o gestor na estratégia, impactando na tomada de decisão.

4 – Ajuda a precificar os produtos e serviços:

Para que um produto ou serviço seja precificado corretamente, é necessário avaliar com cuidado os gastos fixos e variáveis da empresa. Esses custos estão relacionados a cada item que será comercializado, seja a matéria-prima, fornecedores, impostos e demais tributos.

Todos esses aspectos passam pela análise do contador, que vai te ajudar a garantir que os produtos e serviços da sua empresa estão sendo precificados corretamente para que a empresa consiga obter retorno financeiro.

5 – Analisa e monitora o fluxo de caixa da empresa:

É função do contador monitorar e analisar o fluxo de caixa, aspecto essencial para o sucesso da gestão financeira da empresa para que ele esteja sempre saudável e condizente com as expectativas do negócio.

Para isso, se faz necessário analisar aspectos como:

  • Entradas e saídas de dinheiro;
  • Encontrar problemas de liquidez;
  • Controlar da melhor forma os prazos de recebimento e pagamentos;
  • Tomar medidas para que a empresa não tenha problemas financeiros.

Além disso, o contador também realiza as suas análises de caixa para que seja possível identificar padrões de receitas e de gastos, o que irá influenciar na sua tomada de decisão como empreendedor.

Com base nas análises feitas, o contador ajuda a empresa a identificar situações como:

  • Áreas de desperdícios de materiais;
  • Oportunidades de minimizar custos;
  • Estratégias que visam o crescimento do negócio.

6 – Redução de custos e controle de despesas:

Uma das principais responsabilidades do contador na gestão financeira da sua empresa é ajudar no controle das despesas, assim como minimizar ao máximo os custos, sem influenciar na produtividade e sucesso do negócio.

Assim, o contador pode verificar quais são os gastos que a empresa tem, identificar onde o negócio está desperdiçando recursos e propor algumas medidas que irão ajudar a minimizar os custos do funcionamento do negócio.

Neste caso, estamos falando sobre situações como:

  • Renegociação de contratos;
  • Busca por fornecedores;
  • Criação de políticas de controle de gastos;
  • Identificação de novas oportunidades.

Através de um controle eficiente dos gastos da empresa e a minimização de custos, a empresa consegue melhorar muito a rentabilidade e garantir assim um fluxo de caixa de qualidade.

Portanto, o contador consegue desempenhar um papel fundamental dentro do processo da sua gestão financeira, a partir das análises financeiras e orientações, ajudando a empresa a alcançar suas metas.

7 – Amplia a competição da empresa:

Já mencionamos anteriormente que através de informações, você consegue traçar estratégias realistas para o seu negócio, cortar gastos onde for necessário ou mesmo investir em setores que acredita ter um potencial de lucro.

Desta forma, a empresa é capaz de conquistar mais espaço no mercado e gerar um diferencial que seus concorrentes ainda não foram capazes de oferecer.

Tudo isso acontece somente quando uma empresa está muito bem organizada financeiramente, já que se o negócio estiver lutando para sobreviver, é improvável que cresça.

8 – Cuida dos lucros, auditoria contábil ou pró-labore:

Não é de hoje que sabemos que as finanças são um dos principais fatores que quebram as empresas, principalmente quando o tema pautado são os sócios, multas, encargos fiscais e outras situações.

Através da ajuda de um contador, a sua gestão financeira não irá passar por esse tipo de problema, pois, ele irá apresentar em detalhes dados como retirada de lucros e pró-labore de cada sócio.

Deixar claro todas as questões ligadas a remuneração de todos os envolvidos, carga horária de trabalho e distribuição de lucro, é fundamental para não abrir um buraco nas finanças da empresa e um contador, pode te ajudar.

9 – Ajuda na previsão de orçamento:

Por fim, o contador te ajuda a realizar projeções futuras das suas finanças, prevendo as possíveis receitas e despesas que irá ter no decorrer dos meses e anos, assim como se preparar para possíveis adaptações, se esse for o caso do seu negócio.

Com a ajuda desta “previsibilidade”, você pode agir com muito mais segurança, organizando melhor o orçamento, de acordo com os riscos e investindo naquilo que pode proporcionar maior sucesso ao negócio.

Diante deste conteúdo fica claro que o contador desempenha um papel fundamental na gestão financeira do seu negócio. Com ele, você garante o controle das despesas e orientação frente a desafios e mudanças tributárias.

Através do seu amplo conhecimento de mercado, o contador é capaz de ajudar no crescimento do negócio, mantendo a saúde financeira da empresa de acordo com os objetivos e metas criadas.

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Cookies e consulte nossa Política de Privaciade.