Existem momentos em que o empresário precisa terceirizar algumas partes da empresa para conseguir pensar na parte estratégica do negócio e gerir seu crescimento. É o que acontece em negócios que optam por um BPO Financeiro.
Mas, o que seria o BPO Financeiro? Como saber se a sua empresa está no estágio de utilizar esse tipo de serviço? Quais são as vantagens que o negócio tem ao aderir essa estratégia?
Se você tem essas dúvidas, mas busca uma forma de deixar o seu negócio à frente dos seus concorrentes, leia esse post até o final, pois aqui iremos lhe responder tudo a respeito.
Boa leitura!
O que é BPO Financeiro?
BPO (Business Process Outsourcing) Financeiro é o nome dado para a ação das empresas de terceirizarem a gestão financeira do negócio para uma empresa externa.
Normalmente, as empresas contábeis são as escolhidas, pois são capazes de oferecer todos os serviços que uma gestão financeira necessita para se tornar um sucesso.
Além disso, estamos falando de uma das áreas mais importantes do negócio, responsável por levar empresas a fecharem as portas, devido à falta de cuidado profissional, seja a problemas no fluxo de caixa, pagamentos de contas e outros fatores.
Como saber se a sua empresa precisa de um BPO Financeiro?
Uma dúvida comum entre os gestores é saber se a empresa precisa de um BPO Financeiro ou não e quais são os sinais que o negócio deve terceirizar a parte financeira.
Existem alguns aspectos que precisam ser analisados, como:
– Equipe:
Se a sua empresa ainda não tem uma equipe interna ou mesmo um profissional dentro do negócio que cuida unicamente da área financeira do seu negócio, você deve pensar em ter um BPO Financeiro.
Isso é muito comum, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, que visam minimizar o máximo possível a estrutura do negócio e, por isso, ter a menor quantidade de pessoas é fundamental.
– Dificuldade de manter as finanças organizadas:
Se a empresa está tendo dificuldade de manter o processo de gestão financeira organizado, seja porque não tem uma pessoa focada nisso, com certeza, você deve buscar por uma BPO Financeiro.
Uma pesquisa do SEBRAE aponta que 25% das empresas não passam do primeiro ano de existência e um dos fatores é a falta de controle financeiro, misturando despesas e tendo problemas com a Receita Federal.
– A empresa começa a crescer:
Pode parecer estranho, mas sim, as empresas podem quebrar mesmo quando estão crescendo, principalmente, quando esse crescimento não foi planejado e os setores não avançam com a empresa, como é o caso das finanças.
Diante disso, a empresa começa a apresentar erros constantes nos registros e nas movimentações de entrada e saída de dinheiro.
Logo, as informações começam a não baterem com os fatos e a saúde financeira do negócio começa a falhar, abrindo portas, inclusive, para fraudes.
Neste caso, buscar a ajuda de um BPO Financeiro é um passo essencial para manter o negócio crescendo e as finanças da empresa em segurança.
– Faz controle manual:
Por fim, não poderia deixar de mencionar que o BPO Financeiro é ideal para empresas que ainda realizam o controle financeiro do negócio manualmente, sem qualquer tipo de sistema, o que pode gerar erros.
Quais são os serviços oferecidos em um BPO Financeiro?
Entre os serviços que são oferecidos por uma equipe de qualidade de BPO Financeiro, podemos citar:
- Gestão de fluxo de caixa;
- Gestão de contas a pagar e a receber;
- Conciliação bancária;
- Análise de crédito;
- Gestão da documentação;
- Gestão de indicadores.
Ou seja, a equipe contratada irá cuidar de toda a parte financeira do negócio, de acordo com as necessidades do empreendedor.
Quais são as vantagens de utilizar um serviço de BPO Financeiro?
– Cuidado especializado:
As finanças da empresa é, com certeza, um dos itens mais importantes de qualquer negócio, como mencionamos anteriormente. Quando mal gerida, mesmo que a empresa esteja vendendo muito, ela pode fechar as portas.
Uma equipe BPO Financeiro tira os processos financeiros de dentro da empresa e o coloca em um ambiente rodeado de especialistas no assunto, que podem ajudar o negócio a crescer de forma estratégica com um bom controle financeiro.
Quando você opta por terceirizar essa parte e realiza a escolha correta de uma empresa para administrar as finanças do negócio, você ganha tempo para focar naquilo que realmente importa, que são as vendas e o crescimento.
– Segurança nos dados:
Um dos principais objetivos do BPO financeiro é conseguir manter a saúde financeira da empresa sempre em dia e assim garantir longevidade a ela.
Ao ter uma empresa cuidando exclusivamente da área, é natural que 100% do tempo seja dedicado a essas tarefas do setor. Assim, o negócio terá muito mais segurança na tomada de decisões.
– Análise estratégica das finanças:
Com a ajuda do BPO financeiro, que trabalha com um grupo de especialistas em finanças, a empresa pode obter insights estratégicos que podem impulsionar o negócio.
Além disso, o próprio empreendedor minimiza a preocupação com assuntos ligados às finanças e foca no crescimento do negócio, pois, com uma empresa dedicada, as finanças irão crescer junto com o negócio.
O cuidado das finanças pode colocar a empresa em uma boa posição em momentos de crise. Além disso, ao invés de planejar em pagar contas, o empreendedor pode pensar em novas aquisições e crescimento.
Espero que a partir deste conteúdo você tenha compreendido o que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer de forma estratégica.
Entre em contato conosco para que possamos fazer uma avaliação e oferecermos o que há de melhor no mercado.
Caso tenha ficado com alguma dúvida em algum tema, entre em contato para que possamos saná-lo.
Grande abraço e te esperamos no próximo post.